PROMOÇÃO DE ABRIL: -20% na QUINOA. Aproveita já!

Blog

Granola de laranja e alfarroba

Escrito em 04 de Dez. de 2017

A mais recente granola doSEMENTE:

É vegan, tem geleia de agave.

Tem azeite e nozes.

Laranja, alfarroba e cravinho da Índia.

Uma vez mais, fui buscar inspiração aos sabores algarvios.

É o meu mais recente vício matinal.

E já está à venda na loja doSEMENTE.

Réstia do advento

Escrito em 03 de Dez. de 2017

 

Tenho tentado que da cozinha doSEMENTE não saiam  sacos de granola.

Quando há tempo, escolho os produtos que tenho à disposição e lá vou experimentar umas receitas. Já fiz bolachas de chocolate, barritas com granola, queques, pão de figos, espetadas de banana, batidos, overnight oats. Já testei alternativas aos ovos em receitas, ao usar sementes de chia e sementes de linhaça.

A estes momentos tenho chamado 'laboratório doSEMENTE'. No último laboratório, experimentei fazer os tão famosos queijos de figos algarvios.

Não segui a receita à letra, porque tal como o nome indica, é nestes momentos que me ponho a inventar (e nem sempre fica bem).

Em vez de fazer um queijo, fiz pequenas bolinhas que embrulhei nos restos de papel vegetal (que sobram das fornadas de granola e que vou guardando) e entrancei, tal e qual as réstia de cebolas e alhos, que se compram nos mercados.

Na primeira tentativa não consegui fazer uma réstia com mais de 12 queijinhos. Na segunda, já ficou com o dobro, 24 bolinhas entrançadas e as quais dei o nome de 'Réstia do Advento'. 

Vai ser uma espécie de contagem decrescente até ao natal, tal e qual os calendários do advento com um chocolatinho para cada dia, só que com uma longa trança de queijo de figo.

A receita é muito simples e rápida de fazer:

125g de amêndoa laminada

125g de figos secos picados

90g açúcar amarelo

0,75dl de água

15g de farinha de alfarroba

erva doce e canela a gosto

- Torrei as amêndoas laminadas no forno durante dez minutos.

- Aqueci a água com o açúcar, a alfarroba, a canela e a erva doce até ficar numa calda, cerca de dez minutos também.

- Enquanto isso, piquei os figos.

- Numa tigela misturei muito bem os figos com as amendôas e a calda.

- Formei pequenas bolinhas.

- Cortei os restos de papel vegetal em tiras, onde enrolei cada bolinha de queijo de figo.

- Cortei três tiras de papel vegetal maiores, prendi-as com um fio e comecei a fazer uma trança, o mais apertada possível e a juntar as tiras das bolinhas pelo meio.

Não consegui registar, de forma clara, como entrancei tudo. Mesmo assim, das fotografias que foram tiradas, foi possível montar esta sequência:

Há muitos anos que não tinha um calendário do advento mas esta parece-me a melhor forma (e mais saborosa) de contar os dias até ao natal.

Inquérito

Escrito em 02 de Dez. de 2017

No sábado, estive na loja a dar uma espécie de entrevista (prefiro chamar-lhe conversa) a uns alunos da licenciatura de Marketing do Instituto Politécnico de Setúbal.

O tema geral a estudar é 'marcas de cereais', no qual um dos grupos vai estudar a doSEMENTE.

Após a conversa, eles elaboraram este inquérito que tem como 'objectivo conhecer os hábitos de consumo relacionados com a doSEMENTE, no geral, e com a granola de avelãs, em particular'.

Assim, peço a todos os que por aqui passam que preencham o inquérito, não demora muito e as questões são muito directas.

O link fica aqui > INQUÉRITO <

Obrigada!